És uma Koreaboo?
08:00
Koreaboo é o termo usado para identificar um indivíduo que é fã da Hallyu Wave (Onda Coreana na língua de Camões) que é nada mais do que a crescente popularidade da cultura coreana, sob a forma de dramas, filmes e música.
Mas – como acontece com outras palavras - o que outrora era associado a algo positivo, nos dias que correm acarreta um valor pejorativo.
Caso nunca tenhas pensado no assunto, ou não saibas quais são os sintomas da síndrome do “koreabooismo” (oh nós a inventar palavras novas) não temas, estamos cá para te diagnosticar!!- Quer morar na Coreia...just because;
- Reclama todos os dias com os deuses por não ter nascido na Coreia;
- Fala mal da música ocidental, só kpop presta;
- Desesperada pra encontrar/fazer amigos coreanos;
- Só se sente atraída por asiáticos
O objetivo da criatura é ter um romance à drama. A koreaboo fica excitada quando vê um asiático na rua, nem que seja o tio Ling da mercearia. Literalmente se for coreano, serve!
- Chama os idols de "Oppa"
Toda a fã de kpop já o fez, pelo menos uma vez na vida. Não deixa de ser um pouco bizarro, tendo em conta que chamar alguém de oppa/unnie implica alguma proximidade. Mas fãs que nem sequer são coreanas, chegarem a beira de idols e chamarem-lhes de oppa...?
- Sabe pouco ou quase nada sobre a cultura coreana. A não ser o que vê nos dramas,ouve nas músicas e vê nos variety shows;
- Não sabe coreano. Nunca fez um esforço para aprender porém, é fluente em palavras aleatórias aprendidas em músicas e dramas
OU vai para sites de aprender a falar
coreano para caçar “ninos";
- Sabe a vida dos idols até ao grupo sanguíneo;
- O “Oppa” não pode namorar. Se namorar, bora falar mal da rapariga nas redes sociais para descomprimir;
- Slut shames girl groups
Também é sintoma de quem padece desta enfermidade. Se fazem comeback com conceito sexy, são p*tas, se fazem conceito fofo são dissimuladas, enfim. Female idols são sempre alvo de demonstrações gratuitas de ódio feitas na maior parte das vezes por pessoas que, não se sentindo bem com elas mesmas, sentam-se atrás de um computador e tentam fazer com que os outros se sintam tão bem quanto elas.
- No que toca a escândalos envolvendo o bias, ele/ela é inocente! Nem que Jesus venha a terra provar o contrário!
Basicamente, o "oppa/unnie didn't do it" squad. Fãs com lealdade cega. Não importa a gravidade da situação nem o quão errado o bias possa estar, ficam sempre do seu lado e tentam justificar as suas ações. Acredito que, se o nosso artista favorito faz cagada devemos enquanto fãs mostrar desagrado e encoraja-lo a melhorar. Na minha humilde opinião, não és uma boa fã se não ajudas o teu bias a crescer enquanto pessoa, sorry.
- Agem de maneira fofa para parecerem “coreanas”;
- Não aceita que a Coreia não é um país perfeito;
- Levam o conceito de “inspirar-se” na moda coreana demasiado a sério
Uma coisa é seguir beauty trends e fazer um upgrade no visual, outra completamente diferente é tentar mudar a nossa imagem de forma atingir um ideal de beleza que está longe da nossa aparência "original". Pessoal, self hate é coisa séria. Aprendam a aceitarem-se como são.
- Ofendem-se com a lista acima :))
Todos nós somos culpados de algum item da lista acima (eu revejo-me em pelo menos 3) e sinceramente alguns acabam por ser inevitáveis quando se é fã de kpop. Mas se ao invés de serem 2 ou 3 forem 5 ou 6,7,8...again, 고민있다.
Não estamos aqui para julgar ninguém, simplesmente queremos propor-vos uma reflexão: onde se traça o limite? Onde deixamos de ser fãs de um género e da cultura de um país e passamos simplesmente a ser pessoas obcecadas por uma utopia?
0 comentários