Crónicas da Coreia: Capítulo 2 "Descobrir Busan"

10:00

Quando acordas de manhã e te apercebes que estás no paraíso, a vista é mais ou menos assim.

Busan É uma cidade costeira com aproximadamente 3,6 milhões de habitantes. Fica localizada na ponta sudeste da península coreana.
Tem 768.408km² o que corresponde a 0,8% do território coreano. É uma combinação harmoniosa entre rios, montanhas e praias, tendo uma linha costeira com belíssimas praias.
Busan desfruta de um clima temperado, sendo que as temperaturas nunca são muito baixas no inverno nem muito altas no verão.É  a segunda maior cidade da Coreia do Sul e é nela que se situa o maior porto do país, 5º maior do mundo.
A sua riqueza histórica e natural fez com que a cidade se tornasse um destino turístico muito procurado nacional e internacionalmente. É também renomeada no que toca a destino de grandes convenções internacionais.
De entre o património desta cidade podemos incluir nomes como Wooyoung e Taecyeon( 2PM), Yonghwa e Jonghyun (CNBLUE), Daehyun (B.A.P),Jaehyo (Block B), Jimin e Jungkook (B.T.S), Hoya (Infinite) e claro,o Goblin mais sexy da história, Gong Yoo.

A primeira coisa que exploramos na maravilhosa Busan, foi a nossa guesthouse, Dynamic Guest House.
Situada no 35º piso de um arranha-ceus em Shincheon, a Dynamic Guesthouse surpreendeu-nos bastante, pela positiva pelo seu ambiente muito confortável, decoração moderna e staff super afável e prestativo.
A quem esteja a planear visitar Busan e não tenha ideia de onde ficar, fica aqui uma sugestão que vale a pena.

[Tip] Não trocar dinheiro no aeroporto. Levar trocado ou procurar um banco na cidade. De preferência o banco nacional.

As taxas de câmbio nos aeroportos – tal como tudo nos aeroportos – são mais caras comparativamente com outros locais onde é possível fazer cambio de moeda.
Por isso a primeira coisa que fizemos foi procurar um banco onde pudéssemos trocar dinheiro. A taxa de conversão foi mais justa, e mesmo que não se traduza numa diferença abismal, no final do dia, dinheiro é dinheiro.
De ressaltar a educação dos funcionários que nos atenderam e que tão amavelmente nos ofereceram bolinhos de arroz.
Saímos de dinheiro trocado - e papo cheio - e seguimos para uma das atrações que mais estávamos ansiosas por visitar: o mercado de peixe de Jagalchi.

Jagalchi, Mercado de Peixe (자갈치 시장)

É o maior mercado de peixe da península coreana.Grande parte das pessoas que lá comercializam são mulheres e por esse motivo conhecidas por Jagalchi ahjummas.
Neste mercado é possível encontrar uma grande variedade de peixe e marisco e os visitantes podem também desfrutar de refeições com peixe acabado de pescar.

É um ponto de visita importante,pois é muito representativo da cidade de Busan. No mercado de Jagalchi melhor que em outro lugar é possível perceber como vivem os nativos de Busan.

Ali leva-se a sério a definição de fresco. Ao contrário do que é costume ver-se nos mercados portugueses, em Jagalchi os peixes e outras criaturas são conservados em tanques de água salgada. Podemos escolher o que queremos levar e aí sim, eles são retirados e mortos na nossa frente.

Visitamos ainda o Lotte Mall, que basicamente é um centro comercial enorme. Não deu para ver tudo, porque é realmente muito grande, mas deu para passar por uma loja da YG e ver que goodies tinham disponíveis. So expensive tho T.T

Depois de abandonarmos o Lotte - muito edifício e coisas bonitas para ver, pouco dinheiro para gastar - fizemos um intervalo para comer!

Resultados da procura

Parque de Yongdusan  (용두산 공원)

Yongdusan é uma das três montanhas mais conhecidas de Busan. O seu nome anterior era Songhyunsan o que significa, montanha com vista para o mar. Contudo esse nome foi mudado para Yongdusan pois a forma da montanha é semelhante a da cabeça de um dragão (yong) e os povos que ali viviam acreditavam que era um espírito que ali estava para derrotar os inimigos que vinham por mar.
Nesta montanha é possível encontrar vários monumentos relacionados com as invasões japonesas e a guerra civil coreana, bem como a estátua do general 이순신.

E ainda um grande parque, construído pelas pessoas que habitaram a montanha, na tentativa de refloresta-la após esta ter sido consumida por dois incêndios.
Também é possível visitar a Torre de Busan, que faz concorrência por assim dizer a Torre N em Seul, e que oferece uma vista única da cidade.

Em apenas um dia pudemos confirmar que escolher Busan como primeira paragem da nossa viagem foi a decisão certa.
Deixamos de bónus o nosso 귀신 친구. Todo o santo dia víamos este homem em frente ao metro...Continua a dúvida se era mesmo humano ou se era um fantasma...